sábado, 14 de abril de 2012

AS 3 LINHAS DE HIPNOSE EXISTENTES NO MUNDO..

        
 Hipnose clássica
O modelo de hipnose clássica - ou tradicional - vem do século passado, e deixou forte influência na visão geral que costumamos ter sobre o tema. Neste modelo, há sempre a presença de um hipnotizador que faz a indução de alguém à hipnose utilizando-se de métodos tradicionais. Os rituais podem ser mais rápidos ou demorados, mas usualmente costumam ser bastante convencionais e de acordo com um modelo preestabelecido.
Apesar de sua utilidade e relativo fácil acesso, constituem a origem mais rudimentar da Hipnose que, com o passar do tempo, e com as novas descobertas científicas da segunda metade do século XX, foram se aperfeiçoando e sofisticando no sentido de melhor se adequarem aos diversos fins terapêuticos e aos diferentes tipos de pessoas que as praticavam ou eram submetidas a elas.
Segundo Passos (1998, p.16) "a hipnose é um estado de estreitamento de consciência, provocado artificialmente, que geralmente (mas nem sempre) se parece com o sono, porém fisiologicamente dele se distingue, e que se caracteriza pelo aparecimento espontâneo (ou em resposta a um estímulo verbal, ou a outro qualquer) de uma variedade de fenômenos que incluem: 1 - alteração da atenção; 2 - alteração da memória; 3 - aumento da sugestionabilidade; 4 - produção no paciente de idéias e respostas diferentes daquelas do seu estado mensal normal; 5 - alterações motoras e sensoriais; 6 - aumento da labilidade dos processos regulados pelo sistema nervoso autônomo".

 Hipnose Ericksoniana
O modelo de Hipnose conhecido como Ericksoniano, ou naturalista, baseia-se essencialmente no legado terapêutico do norte-americano Milton H. Erickson, e consiste em fazer um tipo exclusivo de transe para cada cliente. Mesmo quando seguindo uma forma de indução padronizada, o objetivo deste método é levar em conta critérios de avaliação sobre cada cliente em particular, suas características pessoais, seus sintomas, sua resistência etc.

Para o modelo naturalista de Hipnose Ericksoniana, o transe é visto corno uma experiência natural a todas as pessoas. O terapeuta, então, captura a atenção do cliente através de aspectos de interesse deste e com a sua linguagem característica. A espontaneidade, neste método, é parte fundamental para aceitar o que o cliente traz, até mesmo a resistência, e se utilizar deste material para ir passo a passo para dentro do cliente.

Nas palavras do próprio Erickson, "a terapia é única para um único cliente, construída para as necessidades e situações daquele sujeito". Seu enfoque "naturalista", portanto, valoriza a utilização natural do que o paciente traz, mais do quem ritual forma e rígido de Hipnose que sirva indistintamente para todos os casos e todas as situações.
O objetivo primordial da hipnoterapia Ericksoniana, ainda segundo o próprio especialista norte-americano, seria "a indução e a manutenção do transe servirem para promover um estado psicológico especial, no qual os pacientes podem reassociar e reconhecer suas com-plexidades interiores e utilizar suas próprias capaci-dades em manejá-las de acordo com sua experiência de vida".
Segundo Sofia Bauer (Diretora do Instituto Milton Erickson de Belo Horizonte), "Entrar em hipnose é como relaxar. Ir para dentro de você mesmo, ajudado pelo terapeuta, que vai te orientando como respirar, como sentir seu corpo, como voltar-se para dentro das suas emoções. Do mesmo jeito, você indo para dentro de si mesmo, pode encontrar as saídas para os seus problemas, seus recursos naturais e escondidos lá no fundo da mente. É um estado onde você fica acordado, mas mais alerta ao seu estado interno. Não é sono. Você participa da sua melhora ativamente. As técnicas usadas são de relaxamento, respiração, imaginação ativa, regressão, dessensibilização de medos e fobias."


HIPNOSE CONDICIONATIVA

PARA ATINGIR O ESTADO DE HIPNOSE
Inúmeras são as técnicas para atingir o estado de hipnose, podemos classificá-las com relação ao tempo:
- Transe instantâneo
- Transe rápido
- Transe médio
- Transe lento 
Para fins clínicos, a técnica mais indicada é a de nível lento, possibilita que 90% das pessoas cheguem ao estado hipnótico na primeira sessão, pode-se manter a mesma técnica nas sessões seguintes ou passar para instantâneo nas sessões subseqüentes, inclusive em situação de emergência e/ou urgência, mediante chaveamento mental. O Instituto Brasileiro de Hipnologia indica esta metodologia e aponta como principais vantagens:
- Maior facilidade e segurança para atingir o estado alterado de consciência.
- Assegurar resultados clínico-terapêuticos breves, em qualquer patologia.
- Redução considerada dos níveis de ansiedade.
- Proporcionar desligamento temporário do tato, visão e paladar, permanecendo o olfato e audição.
- Baixar a freqüência cardíaca e respiratória, onde o batimento cardíaco pode chegar a 21 bps.
- Chegar a níveis muito profundo de relaxamento.
- Sensação de restauro do corpo, uma hora de sessão nesta técnica equivalem 8 horas de sono fisiológico.